7 dicas para viajar de moto que você precisa saber

7 dicas para viajar de moto que você precisa saber

Viajar de moto precisa ser uma experiência sempre tranquila e segura, para poder ser aproveitada ao máximo! Por isso, preparamos um check list com 7 dicas para você estar preparado para sua próxima viagem de moto.

Nossas dicas para viajar de moto foram pensadas pela Juliana Aboud, motociclista com mais de 10.000 km de estrada rodada e co-fundadora da Roncco. Embarque nessa com a gente!

O que você precisa para viajar de moto com segurança:

  1. Atente-se ao estado da motocicleta
  2. Utilize acessórios adequados 
  3. Planeje seu roteiro 
  4. Cheque as previsões climáticas 
  5. Tenha um kit de ferramentas para manutenções emergenciais 
  6. Arrume sua bagagem 
  7. Condições físicas e mentais do piloto e garupa

Confira cada uma delas a seguir:

Atente-se ao estado da motocicleta

Cheque sempre sua moto antes de pilotar: calibre os pneus, abasteça, lubrifique a corrente e garanta que a moto esteja em boas condições para pilotar. Mantenha as revisões em dia! 

A moto será o meio para garantir uma boa viagem, por isso é de extrema importância que ela te leve com segurança.

Utilize acessórios adequados

Além da revisão da moto é importante ter acessórios adequados para fazer as viagens com muita segurança. Luvas, capacete (certificado pelo Inmetro) com adesivo anti embaçante, jaqueta específica para moto, capa de chuva, calça e calçados apropriados são os principais acessórios que devem sempre te acompanhar nas viagens.

Planeje seu roteiro

Verifique as rodovias e planeje os pontos de abastecimento a fim de evitar uma pane seca.  Atente-se à qualidade do posto escolhido, pois combustível adulterado pode causar danos à motocicleta. 

Leve em consideração uma margem de tempo a mais em caso de imprevistos. Carregue sempre um dinheiro trocado para pedágios, porque ainda temos rodovias que cobram pedágio de motos e não aceitam cartão. 

Cheque as previsões climáticas

Cheque a previsão do tempo e evite sair em períodos do dia com probabilidade de temporal. Ao pilotar na chuva, utilize capa e redobre a atenção. Uma boa condição climática é importante para você ter mais segurança enquanto pilota sua moto. 

E lembre-se! Em caso de neblina e pista molhada, é muito importante reduzir a velocidade e manter os faróis sempre acesos.

Tenha um kit de ferramentas para manutenções emergenciais

Para sua segurança, é importante ter em mãos ferramentas que podem ser úteis para uma manutenção emergencial, incluindo o kit reparo de pneus. Em algumas estradas o sinal de celular pode não funcionar, então é sempre bom se prevenir. 

Não esqueça de levar o seu kit básico. Ele deve conter um jogo de chaves Allen, que pode ser usado para remoção e aperto de parafusos da sua moto, além de chaves de fenda Philips, cabos de bateria e uma lanterna. Atente-se às medidas dos parafusos da sua moto antes de comprar os equipamentos. 

Leve com você um reparador de pneu (spray), facilmente encontrado em postos e lojas de peças de motos. Caso seu pneu fure ou esvazie, basta encaixar a mangueira no pneu que o gás infla em algumas libras, facilitando sua chegada a uma borracharia para a realização do reparo permanente.

Arrume sua bagagem

exemplo de borracha aranha para motosCaso não tenha alforje ou o mesmo não for suficiente, atente-se à quantidade de peso que o suporte da moto possui de capacidade. Caso viaje sozinho, utilize borrachas estilo aranha para prender a mochila no banco garupa (se houver). Evite carregar mochilas nas costas para não ter dores posteriormente. Atente-se a levar as bagagens de maneira segura, prendendo-a corretamente.

Condições físicas e mentais do piloto e garupa

Se estiver nervoso ou sob efeito de medicamento evite pilotar. Atente-se em estar bem física e mentalmente e, caso leve alguém na garupa, as condições de quem está contigo é tão importante quanto a sua! Ter uma boa noite de sono é muito importante para você fazer sua viagem de moto com muita segurança.

Lembre-se também, se beber não dirija.

Agora que você já conferiu as 7 dicas para viajar de moto de forma segura, está pronto para cair na estrada! Só falta alugar uma moto na Roncco!

Sobre a Juliana Aboud

Ju, como é conhecida, é co-fundadora e sócia da Roncco Moto Share. Apaixonada por motociclismo, gestora de TI, engenheira de Telecom, co-autora de dois livros, faz voluntariado e joga futebol nas horas vagas.

Proprietária de uma Royal Enfield Himalayan, que está na plataforma para locação, já tem mais de 10.000 km de estrada rodada em diferentes estados do Brasil.

Foi pensando em possibilitar a experiência de rodar em diferentes motos que criamos a Roncco, uma comunidade segura de compartilhamento de motos entre motociclistas. 

Na plataforma da Roncco, o Rider pode escolher uma das motos disponíveis e alugar diretamente com o dono, o Owner. Além disso, alugando uma moto você pode dar um rolê, viajar, conhecer diferentes lugares, aproveitar muito com a galera e, ainda, fazer parte de uma grande comunidade, tudo isso de forma fácil e segura.

Gostou de conhecer um pouco da nossa história? Venha fazer parte da nossa comunidade!

Este post tem um comentário

  1. :-)

    Muito boas dicas, escritas de forma sucinta. Porque moto não perdoa erro! Toledo, Americana SP.

Deixe um comentário